Cool Blue Outer Glow Pointer

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Redação: Exercício de Leitura e Interpretação



           E aí, galerinha, tudo bem vocês? Espero que sim. Quem lhe escreve aqui é o Jhonatan Veloso, Monitor de Redação, como dito em sala de aula, durante as correções identifiquei que muitos de vocês, alunos e futuros universitários, têm certa dificuldade com escrita, o que pode ser resolvido com uma coisinha básica: L-E-I-T-U-R-A.

           Você pode pensar agora: "Ah, mas professor, eu leio!' Bem, os textos que serão postados aqui são exclusivos para o bom desempenho do aluno do Laboratório de Aprendizagem, analisando o modo como as frases são escritas será possível apreender conhecimento para a vida inteira. Atentem-se:

  • Uso da Vírgula
  • Uso dos Acentos
  • Uso do Acento Grave (Vulgo "Crase")
  • Concordância

           Note que haverá pausas no meio do texto, todas serão para explicar o uso de alguns termos e regras gramaticais.


Estudante agride professor após pedido para desligar celular na aula

            Um professor de 59 anos foi agredido por um aluno de 16 na Escola Estadual Bento Abelaira Gomes, no Jardim Antunes, em São José do Rio Preto (SP). A agressão foi na sexta-feira (11), mas o caso foi registrado na polícia apenas nesta segunda (14). O motivo das agressões seria por causa de um celular.
Note como o termo em destaque (NO JARDIM ANTUNES) está isolado, entre vírgulas. Isso acontece devido ao fato de que “no Jardim Antunes” é uma informação complementar ao texto em si, está isolada (feminino, pois concorda com o sujeito “informação”) por ser um aposto explicativo (acrescentável), dando o seguinte significado: a Escola Estadual Bento Abelaira Gomes está localizada no Jardim Antunes. 
                       De acordo com informações do boletim de ocorrência, o professor apanhou do aluno quando pediu para ele desligar o celular duas vezes. Como o pedido não foi atendido, [NOTE COMO, NESTE CASO, A VÍRGULA POSSIBILITA CERTA FLUÊNCIA NA LEITURA. TENTE LER EM VOZ ALTA COM E SEM O USO DELA] o professor encaminhou o aluno à diretoria. Ao voltar para a sala de aula, o estudante deu chutes e socos no docente, [SE A VÍRGULA NÃO FOSSE UTILIZADA AQUI, PODERIA TER GERADO AMBIGUIDADE, LEIA A ANOTAÇÃO ABAIXO] que machucou as costas e terá de ficar afastado das aulas por sete dias.
Se não houvesse sido empregado o uso da vírgula, poderia vir à mente do leitor o seguinte questionamento: o docente, professor, machucou as costas devido à agressão ou machucou as costas do aluno, em seguida? (OBS.: Neste caso, professor também estará entre vírgulas por ser uma informação acrescentável ao que fora dito. Professor e docente são sinônimos.)
            Este foi o segundo caso de agressão no mesmo dia na mesma escola. Em outro boletim de ocorrência, um professor de 30 anos fazia a chamada, na sexta-feira (11), quando foi surpreendido com um forte tapa nas costas dado por um aluno de 12 anos, que também lhe apertou o pescoço com um golpe conhecido como 'gravata'. Segundo a polícia, o professor perguntou o motivo da agressão ao aluno, que apenas riu, e o encaminhou para a diretoria. O estudante foi advertido pela direção.

Outros casos

            Já na escola estadual Sônia Maria Venturelli, no bairro São Deocleciano, [MESMA SITUAÇÃO, ISOLADO POR SER APOSTO EXPLICATIVO, EXPLICA ONDE A ESCOLA LOCALIZA-SE] também foi registrada violência contra professores. Uma aluna de 13 anos agrediu a professora durante a aula na quinta-feira (10). Segundo o boletim de ocorrência, a professora mudou a aluna de lugar e a adolescente começou a agredi-la. Três alunos da sala tiveram de conter a jovem.

            Ainda nesta escola, durante a troca de aula de professores, a professora que daria aula demorou a chegar e um aluno de 13 anos deitou na mesa da professora. A inspetora de alunos foi à sala de aula para conter o menino e em seguida saiu da sala. O aluno a seguiu, segurou o braço dela e começou a ameaçá-la de morte. Os dois alunos foram suspensos e os pais foram chamados na escola.

O termo em destaque, “A inspetora de alunos foi à sala de aula”, destaca o uso da crase. Um dos usos do acento grave – agudo inverso – é quando ele vem acompanhado de palavra feminina (SEMPRE, nunca crase antes de palavra masculina), com o sentido de direção e podendo ser substituído por “para”. “A inspetora de alunos foi para a sala de aula”, ficaria redundante, pois repetiria o (termo) “para” duas vezes. A oração tem o sentido de direção. “A inspetora de alunos dirigiu-se à sala...”
(Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2016/03/estudante-agride-professor-apos-pedido-para-desligar-celular-na-aula.html>. Acesso em: 09 maio 2017, às 16h23min.)

  • ·         Como essa notícia poderia ser usada como argumento de redação?

O professor não pode mais usar de seu direito para impor ordem às turmas. Isso é ratificado quando pensa-se a respeito de uma notícia publicada no portal de notícias virtual G1, em Março de 2016, em que um aluno agrediu um docente somente porque foi solicitado que o estudante guardasse o celular em sala de aula. Situações como essa repetem-se cotidianamente, o que, infelizmente, sustenta os desafios de ser professor na atualidade.”
            O que está em negrito é o que chama-se de tópico frasal, que é a ideia central do argumento, sempre sendo a primeira frase do parágrafo. A seguir, temos o desenvolvimento da ideia em si, do tópico frasal. Para tanto, o autor optou por utilizar uma informação verídica de um portal de notícias, é essencial que, quando feito isso, seja especificada a fonte da notícia, bem como o ano em que foi publicada, como destacado em itálico.
            Quanto ao uso de EM QUE, destacado sublinhado no argumento-exemplo, está correto. “Onde” é um termo usado para designar lugar, local físico (O presídio onde os detentos encontram-se está em condições precárias.), enquanto que “em que”, “na qual”, “no qual” são usados quando não se fala de um LOCAL, neste caso, o “em que” do texto está gramaticalmente correto, pois refere-se à notícia, e você não pode ir até a notícia, pois ela não é lugar, local, não é mesmo?
            Atente-se à construção das frases, quando será usada a vírgula, os respectivos acentos das palavras usadas para compor esse texto e essas observações, além de outros aspectos da gramática. Por enquanto, é só.

               Até a próxima!
Share This

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Entre em contato!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Created By David Santana 2017